Livros e capítulos

Livros publicados


Livro Profissão jornalista: um guia para viver de notícias na próxima década

Autora: Maura Martins

Editora: InterSaberes

Ano: 2018

Coleção: Excelência em Jornalismo
Ano da edição: 2017
ISBN: 9788559726527

Disponível para download no site da editora.

 

Sinopse

Como ocorre em outras áreas profissionais, o jornalismo se vê diante do desafio de acompanhar as ininterruptas mudanças do mundo globalizado. Esse cenário, que muitas vezes representa insegurança, tem exigido cada vez mais dinamicidade dos jornalistas, que, mais do que nunca, precisam estar preparados para renovar incessantemente as próprias práticas profissionais. Acompanhe-nos em uma investigação sobre a profissão de jornalista na contemporaneidade e reflita sobre como é possível atender às expectativas do mercado de trabalho sem comprometer a postura crítica e ética tão essencial ao jornalismo.

Índice

Capítulo 1. O atual cenário para os jornalistas profissionais

1.1. Novos perfis dos jornalistas brasileiros

1.2. Que tipo de jornalista o mercado precisa?

1.3. Mudanças nas instituições

1.3.1. Valorização da participação do público

1.3.2. O poder do jornalista individual

1.3.3. A centralidade dos dispositivos móveis

 

Capítulo 2. Mudanças no jornalismo em um ambiente regido pelas mídias

2.1. O jornalismo na fase pós-industrial

  • Automatização nas redações
  • A influência dos games
  • Necessidade de planejamento de novos custos de produção
  • A influência dos conteúdos amadores
  • A colaboração entre jornalistas

 

Capítulo 3. Modalidades valorizadas em um novo cenário da profissão

3.1. Jornalismo investigativo: oportunidades e dificuldades

3.2. Jornalismo com o uso de base de dados

3.3. Jornalismo independente: o (possível) fim das grandes indústrias

3.4. Jornalismo cooperativo: quando os profissionais trabalham em rede

 

Capítulo 4. Novos formatos e métodos na produção de conteúdos jornalísticos

4.1. Jornalismo colaborativo: quando os profissionais dividem espaço com os cidadãos

4.2. Produzindo jornalismo a partir dos conteúdos enviados ou gerados por usuários: um pequeno manual prático

4.3. Tendências no jornalismo para web

4.3.1. Orientações úteis para o uso das redes sociais

4.4. Tendências nas narrativas textuais

4.5. Tendências nas narrativas audiovisuais

 

Capítulo 5. O futuro da profissão: para onde vamos?

5.1. Para onde vai o jornalismo impresso?

5.1.1. Razões para a permanência dos jornais

5.2. Novos modelos de negócio

5.2.1. Algumas estratégias utilizadas pelas instituições em prol do financiamento comercial

5.3 Novos desafios e boas oportunidades para jornalistas neste cenário

5.3.1. O aumento do erro jornalístico

5.3.2. O desafio das fake news e o fenômeno da pós-verdade

5.3.3. A influência dos grandes agregadores de conteúdo

5.3.3. Conexões com as redes sociais: jornalismo na era da participação

5.3.4. Fusões entre o jornalismo e a publicidade

 

Livro Novos efeitos de real no jornalismo televisivo

Autora: Maura Martins

Editora: LabCom.IFP

Ano: 2017

Coleção: Livros LabCom
Série: Jornalismo
Ano da edição: 2017
ISBN: 978-989-654-357-0

Disponível para download no site da editora.

 

Sinopse

O presente livro parte da constatação de que hoje passamos por um período de mudanças no jornalismo, no que diz respeito à sua estética, à sua técnica e ao seu modus operandi. Dentre as alterações mais visíveis e impactantes, está o uso crescente de imagens provindas de câmaras amadoras que hoje estão em todos os lugares: as chamadas máquinas de visibilidade, que garantem um registro visual imediato de todo o tipo de acontecimento. A partir disto, este livro pretende discutir as razões pelas quais estas câmaras se tornam irrecusáveis aos veículos de jornalismo televisivo, bem como propor uma categorização às imagens que elas geram. O que observamos é que a proliferação destas máquinas nas narrativas jornalísticas é sintoma de vários fenômenos sociais: dentre eles, o processo de aquisição de domínio das linguagens midiáticas por parte dos espectadores, o desejo coletivo por tudo aquilo que provém do real e a erosão das barreiras entre a vida pública e a vida privada.

Índice

I. Introdução – 13

1.1. Em busca das regras de representação do self – 18

1.2. Para além da performance: o escape da autenticidade como uma promessa discursiva dos dispositivos – 25

1.3. Um real que jamais se esgota – dispositivos de visibilidade interferindonas agendas jornalísticas – 29

 

II. Novas fronteiras entre o público e o privado – 53

2.1. Ascensão de uma ideologia da intimidade – 57

2.2. Atualizações no conceito de vigilância: por uma nova compreensão da visibilidade – 71

2.3 Tensões entre as zonas da fachada e dos bastidores em tempos de omnipresença de câmaras – 74

 

III. Estratégias estéticas no uso dos dispositivos – 91

3.1. Dificuldades na apreensão de uma estética televisiva – 93

3.2. Sobre uma estética da transparência utilizada na busca de uma garantia de autenticidade – 95

3.3. A estética do equívoco – a irrupção do imprevisto como estratégia para a captura da alma midiática – 103

3.4. À procura do self privado a partir da experiência televisiva – 106

 

IV. Em busca de uma narrativa representativa do fenômeno. Encontros e tensões entre o imagético e o verbal – 117

4.1. Dissenso entre as narrativas textual, visual e auditiva – 123

4.2. A apropriação do conteúdo dos dispositivos a partir da narrativa melodramática – 132

4.3. A domesticação do gesto: corpos dóceis na concretização de uma narrativa uníssona – 141

 

V. Novos efeitos do real preconizados pelo uso das máquinas de visibilidade – 147

5.1. A visão realista enquanto sistema coerente de representação do mundo – 151

5.2. Estratégias de realismo e proximidade por meio da narrativa em primeira pessoa – 154

5.3. Realismo enquanto perspectiva ideológica e política – 162

5.4. O efeito de real: a ilusão da inserção de um objeto na narrativa para além de sua representação – 168

5.5. Redesenho nos conceitos de acontecimento e de transparência no jornalismo – 173

5.6. Os efeitos de real concretizados pelas máquinas de visibilidade: uma promessa de realidade sem mediações – 181

 

VI. Conclusões: o jornalismo reconfigurado pelas câmaras ubíquas – 201

Referências – 209

Sobre a autora – 221

 

Capítulos publicados em livros

Livro Pesquisa em Comunicação nos Prêmios Estudantis do Intercom 2016Editora Intercom, 2017.

Organização de Maiara Sobral, Genio Nascimento e Adriana Omena.

Capítulo publicado: Por uma ontologia das câmeras onipresentes e oniscientes: reconfigurações ao telejornalismo perante a ubiquidade de dispositivos que registram o real.

Livro disponível para download.

 

 

 

Livro Desafios do telejornalismo: ensino, pesquisa e extensão, Editora Insular, 2017. Coleção Jornalismo Audiovisual, volume 6.

Organização de Cárlida Emerim, Cristiane Finger e Flavio Porcello.

Capítulo publicado: Novas Diretrizes, convergência e o ensino de telejornalismo nos cursos da UFPEL, UNISC e UNIBRASIL.

Autoras: Maura Martins, Michele Negrini, Fabiana Piccinin.

Livro disponível na editora Insular.

 

 

Livro Jornalismo móvel: linguagem, géneros e modelos de negócio, Editora LabCom.Ifp, 2017.

Organização de João Canavilhas e Catarina Rodrigues.

Capítulo publicado: Proposta de inventário das máquinas de visibilidade: as modificações do telejornalismo pelo uso das câmeras ubíquas.

Livro disponível para download no site da editora.


Livro Telejornalismo e poder, Editora Insular, 2016. Coleção Jornalismo Audiovisual, volume 5.

Organização de Cárlida Emerim, Cristiane Finger e Flavio Porcello.

Capítulo publicado: Disputas de visibilidade e a guerra de versões na cobertura das manifestações pelo Fora Temer.

Livro disponível na editora Insular.


Livro Ética & Estética: questões em ComunicaçãoEditora Angellara, 2013.

Organização de Victor Aquino e Rosalba Facchinetti.

Capítulo publicado: Em busca de uma estética da transparência: usos e disputas na apropriação das câmeras onipresentes pelas narrativas de telejornalismo.


 

Livro Jornalismo Além da NotíciaEditora FACOS-UFSM, 2003.

Organização de Ada Cristina Machado da Silveira.

Capítulo publicado: A casa de todos os santos: a criatividade do texto da reportagem impressa através da recuperação de aspectos do Novo Jornalismo.

Livro disponível na Estante Virtual.