Livros e capítulos

Livros publicados

 

Livro Novos efeitos de real no jornalismo televisivo

Autora: Maura Martins

Editora: LabCom.IFP

Ano: 2017

Coleção: Livros LabCom
Série: Jornalismo
Ano da edição: 2017
ISBN: 978-989-654-357-0

Disponível para download no site da editora.

 

Sinopse

O presente livro parte da constatação de que hoje passamos por um período de mudanças no jornalismo, no que diz respeito à sua estética, à sua técnica e ao seu modus operandi. Dentre as alterações mais visíveis e impactantes, está o uso crescente de imagens provindas de câmaras amadoras que hoje estão em todos os lugares: as chamadas máquinas de visibilidade, que garantem um registro visual imediato de todo o tipo de acontecimento. A partir disto, este livro pretende discutir as razões pelas quais estas câmaras se tornam irrecusáveis aos veículos de jornalismo televisivo, bem como propor uma categorização às imagens que elas geram. O que observamos é que a proliferação destas máquinas nas narrativas jornalísticas é sintoma de vários fenômenos sociais: dentre eles, o processo de aquisição de domínio das linguagens midiáticas por parte dos espectadores, o desejo coletivo por tudo aquilo que provém do real e a erosão das barreiras entre a vida pública e a vida privada.

Índice

I. Introdução – 13

1.1. Em busca das regras de representação do self – 18

1.2. Para além da performance: o escape da autenticidade como uma promessa discursiva dos dispositivos – 25

1.3. Um real que jamais se esgota – dispositivos de visibilidade interferindonas agendas jornalísticas – 29

 

II. Novas fronteiras entre o público e o privado – 53

2.1. Ascensão de uma ideologia da intimidade – 57

2.2. Atualizações no conceito de vigilância: por uma nova compreensão da visibilidade – 71

2.3 Tensões entre as zonas da fachada e dos bastidores em tempos de omnipresença de câmaras – 74

 

III. Estratégias estéticas no uso dos dispositivos – 91

3.1. Dificuldades na apreensão de uma estética televisiva – 93

3.2. Sobre uma estética da transparência utilizada na busca de uma garantia de autenticidade – 95

3.3. A estética do equívoco – a irrupção do imprevisto como estratégia para a captura da alma midiática – 103

3.4. À procura do self privado a partir da experiência televisiva – 106

 

IV. Em busca de uma narrativa representativa do fenômeno. Encontros e tensões entre o imagético e o verbal – 117

4.1. Dissenso entre as narrativas textual, visual e auditiva – 123

4.2. A apropriação do conteúdo dos dispositivos a partir da narrativa melodramática – 132

4.3. A domesticação do gesto: corpos dóceis na concretização de uma narrativa uníssona – 141

 

V. Novos efeitos do real preconizados pelo uso das máquinas de visibilidade – 147

5.1. A visão realista enquanto sistema coerente de representação do mundo – 151

5.2. Estratégias de realismo e proximidade por meio da narrativa em primeira pessoa – 154

5.3. Realismo enquanto perspectiva ideológica e política – 162

5.4. O efeito de real: a ilusão da inserção de um objeto na narrativa para além de sua representação – 168

5.5. Redesenho nos conceitos de acontecimento e de transparência no jornalismo – 173

5.6. Os efeitos de real concretizados pelas máquinas de visibilidade: uma promessa de realidade sem mediações – 181

 

VI. Conclusões: o jornalismo reconfigurado pelas câmaras ubíquas – 201

Referências – 209

Sobre a autora – 221

 

Capítulos publicados em livros

Livro Pesquisa em Comunicação nos Prêmios Estudantis do Intercom 2016Editora Intercom, 2017.

Organização de Maiara Sobral, Genio Nascimento e Adriana Omena.

Capítulo publicado: Por uma ontologia das câmeras onipresentes e oniscientes: reconfigurações ao telejornalismo perante a ubiquidade de dispositivos que registram o real.

Livro disponível para download.

 

 

 

Livro Desafios do telejornalismo: ensino, pesquisa e extensão, Editora Insular, 2017. Coleção Jornalismo Audiovisual, volume 6.

Organização de Cárlida Emerim, Cristiane Finger e Flavio Porcello.

Capítulo publicado: Novas Diretrizes, convergência e o ensino de telejornalismo nos cursos da UFPEL, UNISC e UNIBRASIL.

Autoras: Maura Martins, Michele Negrini, Fabiana Piccinin.

Livro disponível na editora Insular.

 

 

Livro Jornalismo móvel: linguagem, géneros e modelos de negócio, Editora LabCom.Ifp, 2017.

Organização de João Canavilhas e Catarina Rodrigues.

Capítulo publicado: Proposta de inventário das máquinas de visibilidade: as modificações do telejornalismo pelo uso das câmeras ubíquas.

Livro disponível para download no site da editora.


Livro Telejornalismo e poder, Editora Insular, 2016. Coleção Jornalismo Audiovisual, volume 5.

Organização de Cárlida Emerim, Cristiane Finger e Flavio Porcello.

Capítulo publicado: Disputas de visibilidade e a guerra de versões na cobertura das manifestações pelo Fora Temer.

Livro disponível na editora Insular.


Livro Ética & Estética: questões em ComunicaçãoEditora Angellara, 2013.

Organização de Victor Aquino e Rosalba Facchinetti.

Capítulo publicado: Em busca de uma estética da transparência: usos e disputas na apropriação das câmeras onipresentes pelas narrativas de telejornalismo.


 

Livro Jornalismo Além da NotíciaEditora FACOS-UFSM, 2003.

Organização de Ada Cristina Machado da Silveira.

Capítulo publicado: A casa de todos os santos: a criatividade do texto da reportagem impressa através da recuperação de aspectos do Novo Jornalismo.

Livro disponível na Estante Virtual.